top of page

Mafalda Silva, DTATI (cand.), RP (Qualifying)

Como arte terapeuta, estudante do Toronto Art Therapy Institute, acredito ser importante experimentar as atividades de arte antes de convidar as participantes de um grupo de arte terapia a criar, para vivenciar quaisquer desafios que possam surgir. 

O meu bordado foi feito fora das sessões para me permitir estar totalmente presente, para refletir e responder sobre o processo artístico em sessão com as participantes. Enquanto fazia os meus bordados, pensei continuamente se isso seria benéfico para as participantes e certifiquei-me de que não eram demasiadamente pessoais.

O meu trabalho artístico estimulou a comunicação e abriu um diálogo com as participantes que potencializou a relação terapêutica. No processo da partilha foi importante eu monitorizar a minha experiência para não influenciar a arte das participantes.

O ato de bordar proporciona-me mindfulness e permite-me explorar e expressar emoções, além de me apoiar na organização dos meus pensamentos.

“The use of art making to access our inner awareness and wisdom helps us stay authentically connected to the experience of our clients in art therapy. It also helps us to develop and maintain a trusting relationship with our own artistic process, which is critical if we are to be authentic in our encouragement of clients to do the same” (Moon, 2002, p. 59).

Mafalda 1.tif

Sempre Comigo...

M em azul é a calma. A pomba representa pessoas que não estão mais fisicamente presentes neste mundo, mas estão sempre comigo. A natureza são as minhas raízes, cinco folhas que vivem e crescem comigo. O Coração simboliza o amor que não está e está sempre presente. O humor me faz rir e me dá alegria.

Nacional & Transmissível

O tradicional bordado do Coração de Viana do Castelo simboliza a minha família. Tenho viajado por Portugal de norte a sul. Adoro o mar, a praia, o sol, as andorinhas e os monumentos que contam a história do meu país.

A importância das amizades que estão sempre presentes em qualquer momento, é algo que significa

mundo para mim.

Mafalda 2.tif
Mafalda 3a.tif

Começar do Zero

Cheguei em Novembro... início do inverno.

Senti-me numa bolha totalmente isolada, sem família,

nem amigos e com roupa mal preparada para o frio.

Eu tinha um ligeiro domínio do inglês, mas não é minha língua. Os anos de experiência profissional no meu país eram como se não valessem nada.

A discriminação cultural e racial foi outro obstáculo.

Reinventar-me

Fiz novas amizades que são hoje como se fossem a minha família. Sou grata por ter tido a sorte de conhecer boas pessoas que me ajudaram a integrar no mercado de trabalho canadiano. Para lidar com alguns dos meus desafios emocionais e integração neste novo país, desenvolvi uma nova técnica artística utilizando a fotografia e o bordado.

Mafalda 2a.tif

Continuar a Me Redescobrir

Desejo sentir-me sempre num Lar doce Lar.

Desejo sensibilizar e de ser sensibilizada pelo próximo e pelo mundo, através da arte.

Desejo poder sempre voar e sonhar.

Mafalda 4.tif

© Todas as imagens estão protegidas pelos direitos autorais das artistas e não podem ser usadas sem permissão por escrito.

Se você deseja saber mais sobre direitos autorais, por favor, pergunte

Obrigado por enviar!

© 2022 por ARTISTAS FEMININAS.

bottom of page